Em 2012, Maria Aparecida Pereira da Silva de Aguiar era professora do 4º ano da escola estadual Brigadeiro Felipe em Arraias.
Na oportunidade, ela desenvolveu um projeto sobre sustentabilidade com a turma, trabalhando de tudo um pouco com seus alunos, incluindo reciclagem e artesanato.
Era um sonho poder trabalhar o artesanato com as mães das crianças das Creche. O objetivo era fazer com que elas tivessem uma complementação em suas rendas e neste ano, em fevereiro, o projeto entrou em pauta, somente para mães de baixa renda.
Cerca de 15 mães iniciaram as atividades.
Nas oficinas de artesanato, as mães aprendem a confeccionar vários item que podem ser comercializados.
A Creche, no entanto, está sozinha, sem contar com nenhuma parceria, nenhuma ajudas de custos e para manter os custos, são realizadas rifas.
“Não me importo em usar do meu salário para comprar materiais como tecidos, colas, fitas para laços, tintas e outros, faço isso por que tenho certeza que minhas aprendizes, vão dar continuidade fazendo em suas casas o que aprenderam e isso vai ajudar – lhes a complementar suas rendas.
Eu digo a elas que não vão enricar, mas sempre terão um trocado no bolso e poderão ser empreendedoras no futuro, basta querer, persistir e ter força de vontade.
E transformando ideias em ideais, estamos em ritmo de apresentarem os artesanatos em Stand, no próximo aniversario de Arraias, dia 01/08/2018. Espero que elas persistam nesta ideia e ajudem a transformar o mundo onde vivem e consigam um ganho a mais para modificarem o próprio destino e, também, de suas famílias”, diz a diretora Maria Aparecida.
Fotos de bolsas e outros mimos produzidos pela mães da creche estão disponibilizadas no Facebook.