
As vacas, por natureza, tem quatro tetas ou peitos.
Mas no Assentamento Rural Marcos Lins, em São Domingos (GO), nordeste do estado, uma delas nasceu com uma características bem diferente e que chama muito a atenção das pessoas pela sua singularidade: ela tem cinco tetas e todas produzindo leite.
Confira no vídeo acima a ordenha do animal.
Mas apesar de raro, esse fenômeno ocorre.
Há cerca de 11 anos, em 2009, na fazenda de Juatuba, a 60 quilômetros de Belo Horizonte (MG), uma vaca se destacou entre as 120 que vivem no local por ter seis tetas.
Segundo o encarregado da fazenda, a vaca apresentava mau comportamento, mas já virou um animal de estimação. “Ela faz de tudo, se a gente não tiver trancas, ela abre a porteira. Qualquer descuido, ela apronta”, afirmou.
Um veterinário ouvido disse que a vaca produzia 10 litros de leite por dia e não tem produção maior em razão do número de tetas.
O leite é apenas distribuído igualmente entre as tetas. Segundo ele, se Asa Branca tivesse quatro tetas, produziria a mesma quantidade de leite.
“As seis tetas são normais, todas produzindo. Então, é um animal especial. A genética tem um gene que determinou que ela tivesse seis tetas. Mas não é um gene predominante, ela não tem capacidade de transmitir isso aos filhos ou filhas.”