

Um grave acidente envolvendo um ônibus escolar resultou na morte do mecânico José Barbosa, de 52 anos, na manhã desta terça-feira (12), no Assentamento Marcos Correia Lins, na zona rural de São Domingos (GO), nordeste do estado.
O ônibus estava estacionado na comunidade por volta das 10h da manhã, momento em que o mecânico estava debaixo do veículo realizando reparos.
Em certo momento, José Barbosa solicitou ao motorista que desse partida no veículo. Porém, ao acionar a chave, o ônibus se moveu do local e acabou passando por cima da cabeça do mecânico, causando sua morte instantânea.
A tragédia abalou profundamente a comunidade do Assentamento, a cidade de São Domingos e, principalmente, as crianças e adolescentes que utilizavam o veículo.
A prefeitura de São Domingos, responsável pelo ônibus, emitiu uma Nota de Pesar logo após o ocorrido.
Na nota, a prefeitura “manifesta o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do Sr. José Barbosa e lamenta a fatalidade ocorrida nesta manhã de terça-feira, 12 de março de 2024.
Neste momento de dor, a gestão municipal enlutada solidariza-se com os familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências por essa perda irreparável”.
Ônibus alvo de denúncias
O ônibus em questão já havia sido alvo de denúncias devido ao seu estado deplorável de manutenção e condições de uso.
Um vídeo enviado ao Blog mostra as condições inaceitáveis do veículo, tanto pela falta de limpeza e conservação quanto pelas péssimas condições mecânicas e de segurança.
As imagens exibem um ônibus escolar totalmente impróprio para uso. Mesmo assim, a administração local assumiu o risco de utilizá-lo para transportar os jovens estudantes.
O acidente foi uma fatalidade, porém é inadmissível que prefeituras permitam o uso de um ônibus em condições tão precárias como o desta tragédia.
Há também uma revolta generalizada pela falta de zelo e cuidado com esse bem público.