Tribunal de Justiça participa do I Encontro do Centro de Documentação e Memória de Arraias e Região da UFT

O membro da Comissão de Gestão da Memória e da Comissão Permanente de Avaliação Documental do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Filipe Cunha, representou o Poder Judiciário tocantinense no I Encontro do Centro de Documentação e Memória de Arraias e Região (CDMAR), realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Arraias.

Aberto ao público e com participação gratuita, o evento foi dedicado à história, à cultura e à preservação da memória regional, com uma programação que incluiu conferências, visitas guiadas, exposições e apresentação de pesquisas. Durante a agenda, o servidor Filipe Cunha destacou a relevância da iniciativa.

“O Judiciário possui documentos históricos valiosos em seu acervo, especialmente na Comarca de Arraias, que possibilitaram a produção de artigos acadêmicos, estudos científicos e até livros, apresentados à comunidade acadêmica durante os dois dias de evento. Foi uma troca muito enriquecedora”, afirmou.

Entre os principais objetivos do Encontro esteve a democratização e socialização dos resultados de mais de uma década de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos a partir do que hoje é considerado o maior arquivo de documentação judiciária histórica do Tocantins. O evento também buscou fortalecer e ampliar laços com diversos setores da sociedade, essenciais para a expansão e qualificação contínua do acervo.

O Encontro reuniu pesquisadores, estudantes, integrantes do sistema de Justiça e a comunidade em geral, promovendo integração entre pesquisa historiográfica, história do direito, arquivologia e história pública.